CONTRACULTURA

confira a seção links com indicações sobre vários temas!

Reclames Estadão e suas conclusões 24/05/2011

Filed under: Uncategorized — gertrudenotstein @ 16:03

Tá, nem tem sentido eu fingir que esse blog tem público ou que eu posto com qualquer tipo de freqüência, MAS eu tinha que postar aqui. Olhando o blog do Reclames do Estadão, que é uma iniciativa muito interessante de digitalizar vários anúncios antigos, me deparei com alguns comentários esquisitos.

Eu tava, naturalmente, vendo propagandas com a tag “mulheres”. Obviamente o que mais tem são anúncios machistas. Mas dos que vi, o único que o blog diz que é machista é o que o cara está pisando em uma mulher-tapete: http://blogs.estadao.com.br/reclames-do-estadao/2010/12/03/anuncio-machista/:

calça

No entanto, diversos outros anúncios, como este abaixo, que coloca máquinas fotográficas velhas como mulheres balzaquianas e máquinas novas como “brôtos”, não levam comentário algum do Blog:

Mas me pergunto se seria bom fazerem comentários. Olha o comentário que segue esse, achei muito engraçado:

chocolate

http://blogs.estadao.com.br/reclames-do-estadao/2010/09/30/coma-chocolates-pequea-come-chocolates/:

“O anúncio sugere que a dona de casa deixe de lado o ferro de passar para reconfortar-se no chocolate. Publicado em 4 de agosto de 1960.

Hoje poderia ser considerado incorreto por retratar a mulher diante da tábua de passar e ainda por cima comendo algo com tantas calorias.”

Gente.. incorreto porque “ainda por cima comendo algo com tantas calorias”?? Hhuahua parece que só piora, porque poderíamos entender que não é correto uma MULHER ingerir algo com tantas calorias.. ou que não é correto que empresas divulguem produtos que podem engordar porque têm “tantas calorias”? De uma maneira ou de outra é uma observação muito engraçada (e não muito correta, talvez).

Outro anúncio que eu achei o comentário meio nada a ver é esse:

mulher

O blog diz: “Pelo título, vai para a nossa lista de anúncios politicamente incorretos.”.

Oi? Nem sei o que comentar, porque é óbvio que o anúncio tem uma intenção completamente oposta de ser politicamente incorreto. E o que dizer  de anúncios muito mais politicamente incorretos, como o da mulher-máquina-fotográfica que nem receberam comentário algum?

Enfim… eu só achei muito engraçado o comentário do muitas calorias politicamente incorretas =D

De resto cumpre dizer que eu acho muito legal o trabalho que fazem no blog. E fica a dica pra quem gosta de ver propagandas antigas, ou pra quem, como eu, gosta de ver como a linguagem oublicitária cheia  dos preconceitos foi só se refinando, e não exatamente se “redimindo”.

Bisous!

 

Deixe uma Resposta

