CONTRACULTURA

confira a seção links com indicações sobre vários temas!

Links 11/08/2010

O título é auto-explicativo, mas enfim: aqui é um espaço de divulgação de textos e sites que valem a pena uma visita. Os comentários são totalmente subjetivos, feitos para um amigo meu. Quando eu tiver saco, refaço os comentários e coloco algo decente no lugar!

Sobre gays/homofobia ou racismo:

esse link aqui não fala exatamente sobre homofobia, mas é interessante, e é curto. tbm fala sobre poder feminino x poder feminista. é legal perceber a diferença q ela nota.
esse aqui é um bem curtinho de uma menina dizendo como as pessoas nm percebem o preconceito q outros sofrem e tal, é interessante
aqui é do preconceito com lésbicas, q são vistas como “entretenimento” pra homens hétero e tal
esse aqui é um texto interessante, a mulher faz duas considerações sobre homossexuais, relembrando o caso do richarlyson e um outro
outro sobre preconceitos com gays, esse é legal de ler pq usa vários exemplos e citações de pessoas famosas, bem interessante
o título diz tudo: quer parar de ser chamado de homofóbico? pergunte-me como.
sobre a mania de homens héteros se dizerem agora “Perseguidos” e estarem virando “minoria”
sobre homofobia na internet
Sobre piadas, humor e riso:
esse aqui é excelente, e vc tem q ler. e é curto.
sobre piadas preconceituosas
ótimo texto tbm sobre como piadas são coisas sérias tbm qdo nm são progressistas e sim conservadoras (isto é, ajudam a manter um status quo)
outro sobre humor como forma de manter preconceitos
Sobre linguagem:
esse aqui é ótimo uhauhahua pq eu li e vi a mesma coisa q eu reclamo com vc qdo falo em “comer” ou “foder” e outras coisas do tipo! ela nm tem uma posição fechada, mas tem as mesmas preocupações q eu, lê aí!
esse é um diálogo q a autora do blog e o marido tiveram com um advogado, é bem engraçado (apesar de triste) e legal pra ver como as pessoas encaram diferente as coisas entre homem e mulher. é rapidinho de ler.
sobre como a linguagem delimita relações de poder na sociedade
mais um sobre língua e poder coercitivo
Sobre violência contra a mulher (por questão de gênero, e nm de situações particulares):
sobre como desculpam o homem por estuprar pq tava bêbado e culpam a mulher por ser estuprada pq tava bêbada (não deveria ter bebido etc).
esse é mto bom pra ver como a violência tá presente no cotidiano de todas, às vezes sem a gente perceber, pq já tá mto acostumada. isso se liga bem à hist de eu nm achar a mínima graça naqueles troços de videogames e piadinhas sobre isso
aqui é a definição de “cultura do estupro”. esse site é bem legal, aliás, é tipo um FAQ gigante pra questões sobre o feminismo, pra quem tá “começando na área” huaahu
esse aqui é sobre a noção de q estupro é um tipo de elogio, como qdo falam pruma mulher gorda q foi estuprada: “mas ngm ia querer te estuprar”. a mulher do texto foi estuprada já, nm lembro swe ela chega a contar nesse post a história dela.
sobre um caso de uma rádio em q os locutores ficaram fazendo piadas sobre umas políticas norte-americanas. é revoltante!
a autora comenta o caso do goleiro bruno e sobre como existe mto o negócio de culpar a vítima, e nm o criminoso, msm q de forma sutil
sobre o caso de um vídeo divulgado de sexo entre adolescentes (estupro, na verdade) q fez sucesso entre os caras
sobre cultura do estupro
sobre estupro como algo sensual e heróico. mto bom!
um relato de uma mulher
sobre como a empatia por uma mulher q apanha varia de acordo com a roupa q ela tá usando, um teste q foi feito num programa de tv. é interessante.
mais um relato de história de violência
sobre o caso uniban
sobre gordos/magros, jovens/velhos etc
Sobre feminismo em geral:
esse aqui ela faz uma comparação entre contratar uma prostituta e estuprar uma mulher, essa menina tem um estilo mto bom de ler, e eu recomendo =D
esse é sobre q poder realmente temos qdo escolhemos alguma coisa. isso pq nm é pq vc escolheu algo q vc realmente se torna um sujeito livre, pq as conseqüências dos seus atos são definidas socialmente, pelo contexto etc. é bem interessante.
esse é sobre como o corpo da mulher serve pra tudo qto é tipo de objeto, tipo relógios, caixas de som, porta-trecos, mouse etc etc (mas é bem curto, é só um exemplo)
esse aqui é mto interessante, fala uma coisa q nunca tinha pensado antes, sobre a imagem das mulheres nas obras de artes. q são sempre alegorias a alguma coisa, sem nome, sem invididualidade, enquanto homens são personagens específicos, heróis, vilões etc. é bem legal tbm
nesse texto ela discute uma espécie de truísmo (argumentos q são verdadeiros, mas q falseiam toda uma discussão e encerram o debate. por exemplo, responder que “homens e mulheres são diferentes” qdo alguém reclama do machismo, e é essa a frase q irrita a autora uhahua).
esse aqui são propagandas antigas, racistas ou machistas, q são bem interessantes (e chocantes huahua). são legais, e é só imagem o post.
aqui é sobre os “elogios” feitos às mulheres no dia da mulher. é curto e legal de ler.
sobre mulheres q foram barradas de entrar numa festa saó pq eram gordas.
sobre pq o feminismo é necessário hje em dia e sobre um livro mto bom (q comecei a ler) chamado o mito da beleza.
ela comenta um projeto de dois pais suecos q quiseram criar o filho sem dizer pra ngm qual o gênero dele, e ensinando de tudo pra ele, e dando todo tipo de brinquedo e cores de roupa. a autora relaciona com um conto utópico q foi escrito há umas décadas. é bem interessante, mas é mto difícil imaginar uma sociedade sem distinção nenhuma entre gêneros, nm?: nm é à toa q o conto é utópico. mas é legal ver o caso dos pais suecos e a reação dos outros pais.
sobre com otodo mundo se sente autorizado a comentar o físico de uma mulher, a aparência, cabelo etc
sobre o feminismo ser “repetitivo”
uma análise das personagens da disney, é legal de ler
texto ótimo sobre como julgam a mulher por sua “feminilidade” e dos caras reclamando da dilma nm ser “mulher” etc, sobre mulher nm poder ser agressiva ou séria etc etc
esse é ótimo tbm! sobre como em notícias sobre importantes figuras femininas, SEMPRE comentam o físico, mesmo q nm tenha relevância nenhuma dentro do tema
um exemplo curto de como a “luxúria” universal é representada por corpos femininos sexualizados
sobre a obrigação de enfeitar ambientes q a mulher tem etc
sobre profissões femininas virarem fantasias sexuais (professoras, enfermeiras, aeromoças)
outro de propagandas
uma análise ótima de uma propaganda de carro
sobre frases de machistas q nm se consideram machistas entre outras coisas mais
sobre váárias propagandas preconceituosas
so bre o caso da propaganda de doritos
sobre a susan boyle e sobre como consideramos mulheres velhas, feias e já não atraentes como praticamente inúteis pra sociedade
sobre a imagem de masculinidade no tropa de elite, q foi mto exaltada
ha! como se vc fosse aguentar ainda mais coisa, uns links pra ensaios bons sobre temas relacionados
Sobre privilégios (privilégios são uam série de coisas q um grupo da sociedade tem enquanto os outros não têm. por exemplo, eu tenho privilégios por ser branca, hétero e de classe média, vc tem por ser branco, de classe média e homem hétero etc).
sobre a hiper-sexualização dos peitos femininos e o incômodo qdo se reparam nos mamilos masculinos
mais um sobre peitos! nm é bem sobre privilégio, mas tem relação
uma lista de privilégios dos homens héteros, é legal de dar uma olhada na lista e ver as diferenças
o privilégio q compartilhamos por sermos brancos
Sobre pornografia:
esse aqui é uma citação de um livro, é curto, mas tem uma idéia interessante
Ciência – críticas sobre os “cientificismos” no debate sobre gêneros:
esse aqui critica a divisão entre um cérebro feminino e outro masculino
esse fala sobre a mania de psicologia evolucionista, q fica tipo “os homens são assim pq no tempo das cavernas tinham q ser assado”
fala sobre como a ciência nm é neutra, e tbm sobre preconceitos de todo tipo, citando o caso de preconceito com gordos (do tipo dizer qtodo gordo é preguiçoso, ou é gordo pq quer etc).
Documentário:
um documentário italiano sobre a tv, tem meia hora só, a imagem tá ruim, mas tem legendas em port e dá pra ver! é legal!
 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s